Bancos Comunitários e moedas sociais geram trabalho e renda para comunidades carentes



Euro, Real, Libra Dólar, Moqueio… Isso mesmo, há várias outras moedas não oficias que circulam pelo Brasil. O Moqueio é uma moeda social resultado do projeto desenvolvido pelo Banco Comunitário Tupinambá, localizado na comunidade da Baia do Sol na ilha de Mosqueiro, a 70 km de Belém (PA). No dia 16, foi comemorado o terceiro ano do Banco Comunitário Tupinambá, o primeiro banco comunitário da região Norte.

Mas afinal, o que é um Banco comunitário? Os Bancos Comunitários são resultados de projetos que apoiam economias populares organizadas em forma de cooperativas ou associações geridas pela própria comunidade, tendo como base a cooperação, a solidariedade e auto-gestão, princípios da Economia Solidária. Isso significa que as comunidades se unem para promover o desenvolvimento local.

 Estes projetos atendem comunidades carentes em que os moradores são excluídos dos serviços financeiros bancários. Assim a população pode realizar por meio dos Bancos Comunitários serviços como efetuar o pagamento de contas de luz, água e boletos bancários, além de terem acesso a crédito sem juros para o consumo local por meio da Moeda Social Local Circulante, também chamada de Circulante Local.

A moeda social é complementar ao Real e tem sua origem na economia solidária. Como a moeda social é aceita somente pelos comerciantes locais isso faz com que o dinheiro circule dentro da própria comunidade, aumentando o poder de comercialização local, gerando emprego e renda. O objetivo da moeda circulante é fazer com que parte dessa riqueza seja investida na comunidade local, é por meio da moeda social que há o desenvolvimento da comunidade, sem ela o consumidor compra produtos fora do município fazendo com que o dinheiro não seja investido na localidade. Saiba Mais A moeda Moqueio tem lastro em Real, logo, ambas possuem a mesma equivalência, ou seja, 1 Moqueio representa R$ 1.- As moedas sociais circulantes são produzidas com componentes de segurança (papel moeda, marca d’água, código de barra, números serial) para evitar falsificação.

Publicado por Caritas Norte 2

Um comentário:

  1. Oi, gente. Faço uma reportagem especial sobre a experiência de vocês. Quais os contatos para falar com vocês?

    ResponderExcluir