1° Concurso de Fotografia da Baia do Sol


REGULAMENTO

1° CONCURSO DE FOTOGRÁFIA DA BAIA DO SOL

O Instituto Tupinambá realiza o I Concurso de Fotografia Digital da Baia do Sol com o tema: UM OLHAR SOBRE A BAIA, mediante as normas contidas no presente Regulamento.

1. OBJETIVO

O Concurso “Um olhar sobre a Baia” tem como objetivo valorizar o potencial criativo dos participantes e demonstrar as percepções dos moradores e visitantes da Baia do Sol sobre a natureza, pessoas e suas relações com a moeda social, além de descobrir e incentivar novos talentos na área da fotografia.

2. TEMA

O tema do Concurso é o “Um olhar sobre a Baia”, que tem a intenção de aumentar a percepção dos candidatos e estimular o seu envolvimento afetivo nos diversos cenários da Baia do Sol, através de um olhar apurado e apreciativo sobre a diversidade dos valores naturais, culturais e paisagísticos desse território.
 




3. PARTICIPAÇÃO

·         Qualquer pessoa, a partir de 12 anos.

·     Não será permitida a participação de profissionais da área de fotografia, design ou áreas afins no concurso.

4. INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas, até as 00:00 Hs de 15 de julho de 2013.

A inscrição é gratuita e poderá ser feita da seguinte forma:


4.1 Inscrições por e-mail

·     Para se inscrever pela internet, o candidato poderá enviar o(s) arquivo(s) da(s) fotografia(s), para os seguintes e-mails: bancotupinamba@gmail.com | weandesigner@gmail.com ou marivaldodovale@hotmail.com.

·      Deve ser enviada como anexo a Ficha de Inscrição totalmente preenchida (disponível no blog do Banco Tupinambá).

·        Cada arquivo deverá ser nomeado com a seguinte informação: nome da Categoria (em caixa     alta) + nome da Subcategoria (em caixa alta) + nome do participante e nome da fotografia.
Ex: CELULAR_NATUREZA_josedasilva_A Praia.jpeg

·         As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente.

4.2 Inscrições no local

·         Inscrições na sede do Banco Tupinambá, localizado na Rodovia BL 13, N° 886 - Baia do Sol - Mosqueiro - Belém – PA, contatos pelo fone: (91) 3773-1588

·   O candidato deverá entregar um envelope contendo CD com as fotos digitais, Ficha de inscrição (a qual será disponibilizada na sede do Banco, Facebook e Blog do Banco).

·      Cada Arquivo gravado no CD devera seguir a seguinte formatação: nome da Categoria (em caixa alta) + nome da Subcategoria (em caixa alta) + nome do participante e nome da fotografia.
Ex: CELULAR_NATUREZA_josedasilva_A Praia.jpeg

·         As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente.

O Instituto se reserva o direito de não aceitar a inscrição de imagens que fujam ao propósito do concurso. Serão aceitas somente fotos coloridas. Fotos em preto e branco serão desconsideradas.

Cada participante poderá se inscrever com apenas uma foto em cada subcategoria abaixo citada:

4.3 Câmera fotográfica

A categoria câmera fotográfica compreende fotos digitais coloridas (no formato JPEG) de no mínimo de 5 MP (Mega Pixels) com resolução de 300 dpi. Essa categoria divide-se em:

i)             Tema Natureza
ii)            Tema Pessoas
iii)          Tema Moeda Social

4.4 Celular

A categoria celular compreende fotos digitais coloridas (no formato JPEG) de no mínimo de 2 MP (Mega Pixels) com resolução de 72 dpi (Fotos com tamanho inferior a 400x400 Pixels serão desconsideradas). Essa categoria divide-se em:

i)             Tema Natureza
ii)            Tema Pessoas
iii)          Tema Moeda Social

4.5 Subcategorias

As fotos devem ser inscritas nas 3 subcategorias abaixo, observando a essência do tema, as fotos devem ser originais e não poderão ser manipuladas digitalmente.

4.5.1 NATUREZA

Nessa subcategoria os fotógrafos deveram ressaltar as belezas naturais e os cenários que representem a Baia do Sol, onde a natureza deve ficar em primeiro plano nas fotos.

4.5.2 PESSOAS

Nessa subcategoria os fotógrafos deverão usar pessoas como elementos centrais das fotos (1° Plano) inseridas no meio com suas diversas formas de interação e relacionamentos (profissões) com a Baia do Sol.

4.5.3 MOEDA SOCIAL

Nessa subcategoria os fotógrafos deveram focar as diversas formas de comercio com a moeda social, MOQUEIO. As fotos devem captar momentos de uso ou atividades oriundas do relacionamento com a moeda.

5. SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora será composta por designer e fotógrafos profissionais.

Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:
 
1. Coerência com o tema;
2. Emoção captada pela foto;
3. Beleza plástica da imagem;
4. Aspectos da composição e cores da fotografia.

A Comissão Julgadora poderá deixar de analisar total ou parcialmente as fotografias apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados pessoais solicitados.  

As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, não cabendo qualquer impugnação ou recurso. 
  
6. PREMIAÇÃO / PUBLICAÇÃO

Serão Premiados os Vencedores das 3 subcategorias da categoria CÂMERA FOTOGRÁFICA e das 3 subcategorias da categoria CELULAR (1° Lugares) com prêmios a serem definidos e posteriormente divulgados.

As 12 fotografias (1° e 2° Lugares de todas as categorias) melhor avaliadas pela Comissão Julgadora farão parte um Book Fotográfico sobre as belezas da Baia do Sol, voltado para o turismo e promoção da mesma.

Cada participante só poderá ser premiado uma única vez, mesmo que vença em 2 ou mais subcategorias sendo que os prêmios passaram automaticamente para o segundo lugar.

As fotografias enviadas passarão a fazer parte do Acervo do Instituto, podendo ser usadas pela Entidade, em impressos e matérias promocionais, a qualquer momento, mantendo sempre o credito ao autor da foto.  

Cronograma

Inscrições: até as 00:00 Hs de 15 de julho de 2013
Seleção: 16 a 25 de Julho 2013
Divulgação dos Resultados: 28 de Julho de 2013, junto do encerramento do IV Verão Tupi.

Disposições Gerais

Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitindo o uso pelo Concurso para a divulgação e nas mídias eletrônicas e impressas.

Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a Lei nº 5768/71 e decreto nº 70.951/72, artigo 30.

  Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas os e-mails:bancotupinamba@gmail.com | weandesigner@gmail.com ou marivaldodovale@hotmail.com. Ou nos Fones: (91) 3773-1588 (Banco Tupinambá) | (91) 8864-7073 (Marivaldo Vale - Coordenação) ou (91) 82640474 (Wensyo Andrade - Coordenação).

O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e, consequentemente, do respectivo participante.

O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.

DOWNLOAD DESSE EDITAL:

DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO:



2 comentários:

  1. Essa iniciativa é muito boa pois trás a baila o amor que sentimos por nossa comunidade e nosso povo através da espertice do banco comunitário!

    ResponderExcluir
  2. Preciso da Ficha de Inscrição, não está sendo possível abrir o link. Mande através do e-mail: JCSOliveira_uema@hotmail.com - José Carlos Oliveira

    ResponderExcluir