MOEDA SOCIAL

MOEDA SOCIAL: ESTRATÉGIA DE CONSUMO  LOCAL


Antes de qualquer coisa, vamos entender o significado de "moeda social". Também chamada de circulante local, trata-se de uma moeda complementar à moeda nacional – o real (R$) - criada pelos bancos comunitários. O objetivo é fazer com que o dinheiro circule no próprio bairro, podendo adquirir produtos e serviços daquela comunidade, estimulando cada empreendedor a comprar de outro empreendedor local, aumentando o poder de comercialização, gerando trabalho e renda e, assim, contribuindo para o desenvolvimento local.

É importante ressaltar que uma moeda social é indexada ao real, ou seja, uma moeda social, vale um real, uma vez que para circular livremente ela precisa ser lastreada no real. Como a moeda social tem a sua circulação somente na comunidade de origem, ela ajuda a diminuir o poder centralizador da economia capitalista globalizada e promove a inclusão social. 

É também um elemento essencial nas estratégias dos bancos comunitários, pois os créditos em real podem ajudar no crescimento econômico do bairro, gerando novas riquezas, mas são as moedas sociais que asseguram o desenvolvimento ao possibilitar que essa riqueza gerada circule na própria comunidade, por isso elas são tão importantes e fundamentais no desenvolvimento da comunidade.



A moeda social do Banco Comunitário Tupinambá chama-se MOQUEIO. Esse nome foi dado em homenagem à técnica que os índios tupinambás utilizavam para conservar o peixe e a caça. Foi da palavra moqueio que se originou o nome da ilha de Mosqueiro. Hoje, o Moqueio circula em toda comunidade da Baía do Sol, atingindo cerca de 96% dos empreendedores locais.

O banco Comunitário Tupinambá através do Instituto Tupinambá criou uma estratégia de circulação do Moqueio, realizando oficinas sobre a moeda social e de educação financeira, principalmente para os empreendedores e mães beneficiário do Programa Social Bolsa Família do governo federal, além de divulgação de fachadas e banners nos empreendimentos locais. 

Em Julho de 2013 foram realizados mais de 400 créditos e a meta é chegar até dezembro com 1.000 créditos somente em moqueio.

Nenhum comentário: