Verão Comunitário TUPI


O projeto intitulado “Verão Tupi” é um evento esportivo, cultural e de empreendedorismo social tendo como público alvo os jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e os empreendedores locais, porém as ações envolveram toda a comunidade. O projeto será dividido em três eixos de atuação: Esportivo, Cultura/Lazer e empreendedorismo social. O evento também busca criar de um momento de referência no bairro, que estimule os moradores à prática constante de esportes e que movimente a economia local.

OBJETIVO GERAL
  • Estimular através do esporte, cultura e empreendedorismo social a integração comunitária e o uso da moeda social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e integrá-las as competições esportivas;
  • Desenvolver o empreendedorismo social através das feiras de comidas típicas e artesanatos;
  • Criar um evento que se torne referência na comunidade;
  • Proporcionar momentos de lazer para a Comunidade;
  • Reforçar a importância do Instituto Tupinambá e das ações do banco comunitário tupinambá junto à comunidade;

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

A análise do perfil da comunidade ajudou a definir os eventos que seriam mais representativos, e que pudessem atrair a maior quantidade de competidores e espectadores. O evento que está em sua quinta edição, foi promovido com o apoio da comunidade, tanto na logística do evento como nas ações práticas, atingindo uma parcela representativa da comunidade, que no período do evento já se mobiliza para a organização do mesmo, onde o Instituto Tupinambá faz um trabalho importante na área de mobilização social e conscientização da importância na participação no evento.
 Os eventos esportivos representam uma das ramificações do “Verão Tupi” onde através de feiras comunitárias, shows e exposições, a comunidade vai receber um arcabouço de informações que ajudará na melhoria das relações sociais, o que facilitará a inserção de projetos cada vez mais complexos e com um apelo mais participativo.

SUSTENTABILIDADE DO PROJETO

O projeto se realiza especificamente no mês de julho, aproveitando as férias escolares, toda a realização se concentrará nesse período. O evento está na 5º edição, já vem sendo realizado em menor escala, mais já possuindo uma grande aceitação na comunidade. Com a implementação do projeto esperamos chamar a atenção da administração pública a fim de transformar e ampliar o projeto do verão para todo o distrito de Mosqueiro, em ações apoiadas pelas políticas públicas de incentivo ao esporte, cultura e lazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário